FILOSOFIA DE TRABALHO


Nenhum psicólogo tem uma bola de cristal, portanto não temos dom de adivinhar a vida das pessoas. Nosso trabalho é baseado em técnicas e métodos científicos que auxiliam as pessoas na resolução dos seus conflitos internos e nas suas relações pessoais.

As minhas técnicas de trabalho são baseadas na Psicologia Fenomenológica Existencial, que segue o pensamento filosófico de Heidegger, Sartre, Kierkegaard, Merleau-Ponty, Bubber, dentre outros.

A Psicologia Fenomenológica Existencial percebe o ser humano na sua singularidade de ser, verificando os fenômenos existenciais como ele se apresenta no aqui e agora.

Portanto a análise fenomenológica existencial foca o tempo presente, os sentidos e significados que cada ser humano dá a sua historia de vida e as suas relações com o mundo a sua volta.




Quando procurar um psicólogo?

Procuramos um psicólogo quando sentimos necessidade da ajuda de um profissional para resolver nossas crises existenciais, muito comum na fase da adolescência, na terceira idade, quando estamos enfrentando uma doença terminal, na fase do luto, no período do ninho vazio, em momentos de crises nas relações afetivas ou profissionais.

Além dos momentos de crises, podemos procurar um psicólogo para buscar orientações sobre educação dos filhos, escolhas profissionais, cuidado com os pais idosos ou pessoas doentes.

Quando temos alguma psicopatologia e precisamos fazer a interação do tratamento farmacológico com a psicoterapia. Outro momento é na prevenção de doenças, como por exemplo, no auxilio do trabalho de médicos e nutricionistas nos programas de emagrecimentos ou de promoção de bem estar físico e emocional, na prevenção do estresse e controle de ansiedade.

Enfim existem diversos momentos da nossa vida que podemos buscar a ajuda do psicólogo. Se pensarmos que o psicólogo pode ajudar em todas as fases da nossa vida, eu diria que sempre devemos procurar o psicólogo.


Por que procurar um psicólogo?

O psicólogo é um profissional que estuda muito sobre o ser humano e seus processos psicológicos. Como o ser humano está em constante mudança, o estudo do psicólogo não acaba após o período de graduação acadêmica, ele continua por toda vida profissional. Portanto devemos procurar um psicólogo porque ele é um profissional capacitado, que conhece técnicas cientificas que possibilitam diagnosticar os problemas e fazer intervenções planejadas e apropriadas à necessidade de cada um que procura seu auxílio.

Apesar de parecer que o psicólogo apenas escuta as pessoas, o trabalho do psicólogo vai muito além da escuta e todo o processo terapêutico é fundamentado em metodologia e aplicação de ferramentas de trabalho específicas da psicologia.

Quanto tempo dura o tratamento?

Muitas pessoas imaginam que a psicoterapia não tem fim, mas isso não é verdade.
Existem diversas modalidades de atendimento psicológico:
Psicodiagnóstico Interventivo: Muito utilizado na área da educação escolar, para avaliar as crianças com dificuldade de aprendizagem na escola. Essa modalidade de atendimento dura 12 sessões.

Orientação Profissional, Pessoal ou Familiar: Esta modalidade de atendimento se assemelha a uma consultoria, pode ser acordado um prazo entre paciente e psicólogo de acordo com o tipo de orientação.

Psicoterapia Breve: Dura 12 sessões, podendo se estender para mais sessões se houver necessidade, nesse tipo de psicoterapia o trabalho é voltado para um problema específico no qual o paciente deseja resolver. Exemplo: Auxiliar o paciente no controle da ansiedade, ou na melhora da autoestima.

Psicoterapia de longa duração: não tem um tempo determinado, esse tipo de psicoterapia é mais profunda e tem como objetivo resolver questões existências mais complexas como o luto, separações, relações conjugais, psicopatologias, crises na adolescência, na maturidade, doenças terminais, etc.

É importante dizer que em todas as modalidades de atendimento o sucesso da psicoterapia vai depender do trabalho do psicólogo em conjunto com o paciente.

Vamos conversar?
Vamos conversar?