ter ou nao ter filhos
Filhos: Ter ou não ter?
agosto 19, 2016

Como educar meu filho?

Filho

Querido leitor,

Muito se fala sobre a educação que os pais devem dar a seus filhos. Há quem crie normas de conduta sobre o assunto como se existisse uma fórmula mágica para educar uma criança. Não sei se o que vou dizer é confortante: Não existe um modelo pronto para a educação dos filhos. Não há nenhuma fórmula eficiente para educá-los.

Ao mesmo tempo em que isso nos angustia, também serve para compreendermos que podemos educar nossos filhos do nosso jeito. Sim, o nosso jeito de educar pode dar certo!

Sabem por quê? Porque somos diferentes, somos únicos, não fomos criados em série, não somos robôs…

Sim, nós temos algumas características em comum, própria da raça humana, mas cada um tem seu jeito de ser. E se cada um tem seu jeito, como podemos educar todos do mesmo jeito?

Vamos lembrar a forma que os nossos pais nos educaram. Você concorda com a maneira que seus pais lhe educaram? Tente lembrar-se de tudo que eles te ensinaram e como eles fizeram isso…

Se você tem irmãos, você acha que eles assimilaram a educação recebida pelos seus pais da mesma forma que você?

Por que será que seus irmãos agem diferentes de você, se eles foram educados pelas mesmas pessoas?

É importante lembrar que somos únicos, e percebemos o mundo de uma maneira singular, original. Precisamos levar isso em consideração na educação de um filho. Porém existem algumas coisas que precisamos fazer para educa-los, independente da singularidade de cada um.

Uma delas é que na relação entre pais e filhos é preciso entender que a RESPONSABILIDADE de proteger, orientar, ensinar, alimentar, abrigar, acolher, etc., é dos pais.

Outra coisa importante: a maneira mais assertiva de educar os filhos é através do seu exemplo, é ter COERÊNCIA entre o agir e o falar. Não adianta exigir que ele te respeite, se você não respeita seus pais. Nem tão pouco proibir que seu filho fale palavrões, se você fala constantemente.

123filho2

 

A criança está em processo de aprendizagem, é como uma esponja: absorve tudo que vivencia…

Mais uma coisa, é preciso ter CONSISTÊNCIA: não permita algo e depois proíba.

Lembre-se daquela antiga frase: “Faça que o seu SIM, seja SIM. E que o seu NÃO, seja NÃO”.

A criança é um ser em desenvolvimento, que está aberta para o mundo, absorvendo e aprendendo com todos a sua volta. Ela está em constante experimentação, testando seus limites e o dos outros, ela nos desafia com perguntas e pedidos constantemente, por isso precisamos nos manter firmes e ser consistentes na relação com os nossos filhos.

E por falar em regras…

Vou finalizar com um conselho que é uma regra: dê AMOR e AFETO ao seu filho.

Filho - Amor

 

 

Lembre-se que amar não significa ser permissivo, porque o limite faz parte do cuidado; nem possessivo, porque seu filho não é um objeto. Amar é caminhar junto com o seu filho, orientando e compartilhando as suas descobertas; é se interessar pelas suas vivências diárias, é ter paciência, é saber que você está cuidando de um ser m desenvolvimento, em fase de maturação.

No futuro, quando seu filho estiver adulto,você irá perceber que entre acertos e erros o que os mantiveram vinculados foi o amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?