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Fases do Desenvolvimento Infantil

Fases do desenvolvimento da criança

Muitos pais sentem dificuldades em se relacionar com os filhos em algumas fases do seu desenvolvimento. A relação entre pais e filhos é um processo de descoberta mútua, um conhecimento entre duas pessoas que convivem junto comum em todos os tipos de relacionamento. Parece-me que o fato de haver gestado um filho, a sensação é que os conhecemos antes mesmo de nos relacionar com eles. Porém logo que o bebê nasce enfrentamos dificuldades em entender as suas necessidades, desejamos cuidá-los, mas não compreendemos muito o significado do seu choro e muitas vezes nos desesperamos.

É neste momento que se inicia a relação entre pais e filho, e se perpetua por toda vida. Nós somos um ser em desenvolvimento, aprendemos todos os dias, até o fim da nossa vida, é preciso compreender isso para podermos nos relacionar com os outros.

Para que os pais possam se relacionar de forma satisfatória com seu filho é preciso compreender melhor as características da fase do desenvolvimento que seu filho se encontra. Inicialmente é preciso explicar que existem várias teorias sobre o desenvolvimento da criança, grandes nomes da psicologia e da educação demonstraram cientificamente as suas teorias do desenvolvimento humano: Freud, Erikson, Piaget, dentre outros.

Apesar de entender que cada ser humano é único e, portanto não se desenvolve exatamente no mesmo tempo que o outro, transcrevi um trecho do livro Desenvolvimento Humano que descreve sobre as fases do desenvolvimento da criança de forma geral para que os pais possam compreender melhor seus filhos.

 

Principais características do desenvolvimento infantil

 

 

Primeira Infância (nascimento aos 3 anos)

Desenvolvimento infantil

 

Desenvolvimentos Físicos

 

– Todos os sentidos funcionam no nascimento em graus variados.

– O cérebro aumenta de complexidade e é altamente sensível à influência ambiental.

– O crescimento e o desenvolvimento físico das habilidades motoras são rápidos.

 

Desenvolvimentos Cognitivos

 

– As capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas.

– O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas desenvolvem-se ao final do segundo ano de vida.

– A compreensão e o uso da linguagem desenvolvem-se rapidamente.

 

Desenvolvimentos Psicossociais

 

– Desenvolve-se um apego a pais e a outras pessoas.

– Desenvolve-se a autoconsciência.

– Ocorre uma mudança da dependência para a autonomia.

– Aumenta o interesse por outras crianças.

 

 

Segunda Infância (3 aos 6 anos)

 Fases do desenvolvimento

Desenvolvimentos Físicos

 

– O crescimento é constante; o corpo fica mais delgado e as proporções mais semelhantes às de um adulto.

– O apetite diminui, e os problemas de sono são comuns.

– A preferência pelo uso de uma das mãos aparece; as habilidades motoras finas e gerais e a força aumentam.

 

Desenvolvimentos Cognitivos

 

– O pensamento é um pouco egocêntrico, mas a compreensão do ponto de vista das outras pessoas aumenta.

– A imaturidade cognitiva leva a algumas ideias ilógicas sobre o mundo.

– A memória e a linguagem se aperfeiçoam.

– A inteligência torna-se mais previsível.

 

Desenvolvimentos Psicossociais

 

– O autoconceito e a compreensão das emoções tornam-se mais complexos; a autoestima é global.

– Aumentam a independência, a iniciativa, o autocontrole e os cuidados consigo mesmo.

– Desenvolve-se a identidade de gênero.

– O brincar torna-se mais imaginativo, mais complexo e mais social.

– Altruísmo, agressão e temores são comuns.

– A família ainda é o foco da vida social, mas as outras crianças tornam-se mais importantes.

 

Terceira Infância (6 aos 11 anos)

 Fases do desenvolvimento

Desenvolvimentos Físicos

 

– Força e habilidades atléticas aumentam.

– Doenças respiratórias são comuns, mas a saúde geralmente é melhor do que em qualquer outro período do ciclo vital.

 

Desenvolvimentos Cognitivos

 

– O egocentrismo diminui.

– As crianças começam a pensar com lógica, mas de maneira concreta.

– As habilidades de memória e linguagem aumentam.

– Os desenvolvimentos cognitivos permitem que as crianças beneficiem-se com a educação escolar.

– Algumas crianças apresentam necessidades e talentos educacionais especiais.

 

Desenvolvimentos Psicossociais

 

– O autoconceito torna-se mais complexo, influenciando a autoestima.

– A co-regulação reflete a transferência gradual de controle dos pais para a criança

– Os amigos assumem importância central.

 

 

 

(Fonte: PAPALIA, E. D.; OLDS, S. W. & FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano.Porto Alegre: ArtMed, 8ª.ed., 2006.)

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